A FOCA
PROFESSORA ELENISE
ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA
TURMA 2º ANO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
- LEITURA
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- ORALIDADE
- ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas
ESTRATÉGIAS
A utilização das sequência didática apresenta um aspecto diagnóstico para verificar a compreensão e apreensão dos alunos quanto a construção da escrita. Desta forma, foi utilizada a música "A FOCA" para que os alunos se familiarizassem com as rimas e compreendessem o texto. Em seguida, os alunos recontaram o texto, ou seja, a música por meio de desenho e da oralidade. Quanto à análise linguística foi realizado um ditado mudo para posteriormente sistematizar as famílias silábicas das letras P, B, T, D, F, V.
ATIVIDADES
PROFESSOR HUMBERTO
ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA
TURMA: 2º ANO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
- LEITURA
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- ORALIDADE
- ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
ATIVIDADES
Atividades realizadas pelos alunos
... Um pouquinho de fotos!!
O Pintinho Piu- Piu
PROFESSORA ANA PAULA FERNANDES
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FERNANDES DA SILVA NETO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
- LEITURA
Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. (Canções).
- ORALIDADE
- ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
- ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Estratégias:
- Com o apoio do livro didático de Português da editora APIS do 2º ano, Unidade 3, contar a música O Pintinho Piu- Piu, e ir aumentando o nível de dificuldade da música acrescentando outros animais, despertado à atenção para conseguir memorizar os animais anteriores e acrescentar o próximo.
- Circular no texto a família silábica do NH, numerar as estrofes do lado direto e sublinhar os versos e numerá-los do lado esquerdo da música.
- Mostrar que nas músicas as palavras se repetem. Questionar os educandos o motivo pelo qual as pessoas repetem as palavras na música? Nomear as partes que se repetem de REFRÃO.
- Com um Cartaz, colocar no quadro a música da Carrocinha e cantar com os alunos, utilizando as palmas, ajudando a desenvolver o ritmo da mesma.
- Pedir que os educandos copiem a música no caderno observando a estrutura (o corpo do texto) de como a foi escrita.
- Fazer uso da palavra REFRÃO e mostrar que utilizando-a no texto da música não precisamos copiar várias vezes a mesma estrofe basta acrescentar o numerar de vezes que vamos repetir aquela estrofe na música.
- Marcar no caderno circulando as estrofes e numerando os versos.
- Com uma Caixa de papelão ( sugestão do livro didático), ir tirando algumas imagens e ir colando-as no quadro (carro, moto e flauta) sempre perguntando que som cada objeto faz.
- Montar nosso próprio poema repetindo as estrofes e os sons de cada objeto que vamos acrescentando.
NA MINHA CAIXA TINHA UMA MOTINHA
NA MINHA CAIXA TINHA UMA MOTINHA
A MINHA MOTO FAZ VRUM- VRUM- VRUM
A MINHA MOTO FAZ VRUM- VRUM- VRUM
NA MINHA CAIXA TINHA UM CARRINHO
NA MINHA CAIXA TINHA UM CARRINHO
O MEU CARRO FAZ BI-BI-BI
O MEU CARRO FAZ BI-BI-BI
NA MINHA CAIXA TINHA UMA FLAUTINHA
NA MINHA CAIXA TINHA UMA FLAUTINHA
A MINHA FLAUTA FAZ FLIM- FLIM- FLIM
A MINHA FLAUTA FAZ FLIM- FLIM- FLIM
- Após as crianças terminarem, cantar no ritmo da música O Pintinho PIU.
- Fazer um desenho para representar cada estrofe.
Um comentário:
Gostei! O INTERESSANTE QUE O TEXTO É CURTO COM ISTO OS ALUNOS CONSEGUEM MEMORIZAR AS PALAVRAS E LOCALIZA-LAS.
Postar um comentário