Pesquisar este blog

PRÁTICA EDUCATIVA: Troca de experiências


A FOCA 

PROFESSORA ELENISE
ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA
TURMA 2º ANO


DIREITOS DE APRENDIZAGEM 
  • LEITURA 
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
  • ORALIDADE 
Analisar a pertinência e consistência dos textos orais, considerando as finalidades e as características dos gêneros.
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P,B,T,D,F,V)
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas

ESTRATÉGIAS

A utilização das sequência didática apresenta um aspecto diagnóstico para verificar a compreensão e apreensão dos alunos quanto a construção da escrita. Desta forma, foi utilizada a música "A FOCA" para que os alunos se familiarizassem com as rimas e compreendessem o texto. Em seguida, os alunos recontaram o texto, ou seja, a música por meio de desenho e da oralidade. Quanto à análise linguística foi realizado um ditado mudo para posteriormente sistematizar as famílias silábicas das letras P, B, T, D, F, V.



ATIVIDADES

 




EU CONHEÇO UM JACARÉ


PROFESSOR HUMBERTO
ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO PEREIRA BRAGA
TURMA: 2º ANO



DIREITOS DE APRENDIZAGEM 
  • LEITURA 
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
  • ORALIDADE 
Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate e contação de história.
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
Segmentar palavras em textos.

ATIVIDADES
Atividades realizadas pelos alunos






... Um pouquinho de fotos!!












 O Pintinho Piu- Piu





PROFESSORA ANA PAULA FERNANDES
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FERNANDES DA SILVA NETO




DIREITOS DE APRENDIZAGEM 
  • LEITURA 
Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. (Canções).

  • ORALIDADE 
Relacionar fala e escrita, tendo em vista apropriação do sistema da escrita, as variantes linguística e os diferentes gêneros textuais.
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.


  • ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.


Estratégias:

  •   Com o apoio do livro didático de Português da editora APIS do 2º ano, Unidade 3, contar a música O Pintinho Piu- Piu,  e ir aumentando o nível de dificuldade da música acrescentando outros animais, despertado à atenção para conseguir memorizar os animais anteriores e acrescentar o próximo.  
  •  Circular no texto a família silábica do NH, numerar as estrofes do lado direto e sublinhar os versos e numerá-los do lado esquerdo da música.
  •   Mostrar que nas músicas as palavras se repetem. Questionar os educandos o motivo pelo qual as pessoas repetem as palavras na música? Nomear as partes que se repetem de REFRÃO.
  •   Com um Cartaz, colocar no quadro a música da Carrocinha e cantar com os alunos, utilizando as palmas, ajudando a desenvolver o ritmo da mesma.
  •   Pedir que os educandos copiem a música no caderno observando a estrutura (o corpo do texto) de como a foi escrita.
  •   Fazer uso da palavra REFRÃO e mostrar que utilizando-a no texto da música não precisamos copiar várias vezes a mesma estrofe basta acrescentar o numerar de vezes que vamos repetir aquela estrofe na música.
  •  Marcar no caderno circulando as estrofes e numerando os versos.
  •   Com uma Caixa de papelão ( sugestão do livro didático), ir tirando algumas imagens e ir colando-as no quadro (carro, moto e flauta) sempre perguntando que som cada objeto faz.
  •   Montar nosso próprio poema repetindo as estrofes e os sons de cada objeto que vamos acrescentando.

NA MINHA CAIXA TINHA    UMA MOTINHA 
NA MINHA CAIXA TINHA    UMA MOTINHA 
A MINHA MOTO FAZ           VRUM- VRUM- VRUM
A MINHA MOTO FAZ           VRUM- VRUM- VRUM

NA MINHA CAIXA TINHA    UM CARRINHO 
NA MINHA CAIXA TINHA    UM CARRINHO 
O MEU CARRO FAZ           BI-BI-BI
O MEU CARRO FAZ           BI-BI-BI

NA MINHA CAIXA TINHA    UMA FLAUTINHA
NA MINHA CAIXA TINHA    UMA FLAUTINHA
A MINHA FLAUTA FAZ       FLIM- FLIM- FLIM
A MINHA FLAUTA FAZ       FLIM- FLIM- FLIM


  •   Após as crianças terminarem, cantar no ritmo da música O Pintinho PIU.
  •   Fazer um desenho para representar cada estrofe.  






Um comentário:

Unknown disse...

Gostei! O INTERESSANTE QUE O TEXTO É CURTO COM ISTO OS ALUNOS CONSEGUEM MEMORIZAR AS PALAVRAS E LOCALIZA-LAS.